terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Resoluções de dia novo

Todos os anos, no fim do ano, as pessoas fazem um balanço do que realizaram, do que querem realizar, do que erraram e do que querem corrigir, fazendo uma resolução de ano novo.
Enquanto as pessoas tentam se recuperar da ressaca das festas de fim de ano para tentar realizar as resoluções de ano novo ao longo desse ano que começa, eu espero que ninguém tenha que esperar todo o ano passar para fazer, mais uma vez, todo esse processo, mas que as pessoas percebam que podem fazer isso a cada dia de sua vida.
Enquanto essa consciência não chega, eu acho que terei que esperar até o fim desse ano para ver uma repetição do que sempre acontece nessa época. Gente se estressando para comprar presentes, como se isso fosse uma obrigação. Gente se afunilando nas estradas, em direção ao litoral, como se nossa espécie estivesse em migração. Gente se dispondo a pagar caríssimo para estar em uma festa de reveillon, mas não a doar esse dinheiro às pessoas carentes. Gente que continua a pedir as mesmas coisas utópicas, como se fossem coisas concretas, mas nada fazem para que isto aconteça. Gente que espera por um país melhor, mas que irá continuar a votar nas mesmas raposas que vivem aparecendo em ano eleitoral, como aparecerão neste ano. Gente que vive falando de Deus, mas que continua a discriminar o próximo. Gente que vive falando em conservação do ambiente, mas que continua jogando lixo na rua. Gente que vive falando em redistribuição de renda, mas que possa ser mantido o mesmo nível aquisitivo que tem. Gente que vive criticando o Governo, mas que pratica a mesma corrupção em sua rotina diária. Gente que ainda vive em um romantismo ideológico, mas não percebe que estamos em uma época em que todas as teorias se provaram ineficientes.
Apesar de todas as falhas e defeitos, eu ainda acredito no ser humano e no brasileiro. Eu tenho que acreditar, afinal, todos nós temos a mesma capacidade e a inteligência de perceber e querer melhorar. Eu apenas tenho que torcer para que o brasileiro perceba que a mudança está em nossas mãos e pode se tornar realidade, não de um ano a outro, mas diariamente.

Nenhum comentário: