quarta-feira, 5 de março de 2008

Santuário, templo, igreja

Um santuário, no conceito religioso, é um local sagrado para onde, por devoção, acorrem peregrinos de diversas regiões. Geralmente possui objetos simbólicos usados no culto. Em algumas denominações religiosas, estes objetos são imagens ou relíquias. Entretanto algumas religiões não adotam o culto de imagens. O termo também pode ser usado em sentido figurado: significa o que há de mais sublime.[Wikipédia]

O santuário é sem dúvida um local considerado sagrado, mas na Europa pagã nem sempre estes locais recebiam peregrinos bem como nem sempre estava relacionada a algum culto. Os santuários pagãos tinham imagens, mas não relíquias e seu contexto religioso se aproximava muito do contexto religioso do Xintoísmo. Aquele local era considerado sagrado porque ali habitava uma entidade, um espírito, um gênio, um Deus local. O que acontece, geralmente, é que tais santuários realizam prodígios que são alardeados pelos seus beneficiados e então passaram a receber visitantes, o que leva à estrutura do santuário se expandir, exigir vigilância, administração, comércio, tornando o santuário uma estrutura arquitetônica como o templo.

O templo é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real. É o resumo do macrocosmo e também a imagem do microcosmo.[Wikipédia]

A função mais primordial do templo é o de cerimonializar e consagrar a necessidade humana de socialização, um momento em que o indivíduo estabelece laços com a coletividade e a coletividade recebe o indivíduo em seu meio. Sem essa função, um templo ou igreja torna-se um local vazio de sentido e função, tanto para a comunidade quanto para o indivíduo.
Na época em que as Escolas de Mistérios se espalharam pela Grécia e Roma, o templo igualmente representava em sua estrutura os Mistérios Antigos que o neófito deveria compreender para alcançar a Iluminação. Para isso, faraós, Césares, Imperadores e Reis tinham que recorrer aos pedreiros, trabalhadores persistentes que levaram a Arte de lavrar pedras ao nível esotérico. Esses pedreiros, para preservar os segredos da profissão, fundaram sindicatos que acabaram se tornando a base de muitas Ordens Iniciáticas, como o Hermetismo e suas formas modernas, a Maçonaria, a Rosacruz, a Teosofia.

A igreja vem da palavra ecclesia, que significa assembléia ou congregação de pessoas que se unem para o culto, no caso, o Cristão. Também pode ser usado para designar a estrutura física dos locais de culto e a instituição religiosa que administra tais cultos.

Para o pagão, o local de culto é o mundo todo e toda as espécies vivas. Para o bruxo, o local de culto são os santuários, os círculos de pedra ou os círculos lançados. Para o wiccano, o local de culto começa no nosso corpo.

Nenhum comentário: