segunda-feira, 28 de julho de 2008

Acessórios de bruxa - a jarreteira

Eu comentei sobre o peculiar hábito de neopagãos, bruxos e wiccanos de ostentar túnicas negras. Existem outros acessórios que não o chapéu pontudo usados pelas bruxas ou o sapato com bico fino e grandes fivelas niqueladas. Um deles, bastante discreto e escondido é a jarreteira, cinta ou liga.
Para iniciar, cito o livro "a Bruxaria Hoje", de Gardner, pg 116:
[Eu] vi duas jarreteiras de bruxas; eram de pele de cobra verde com fivelas douradas ou prateadas e forradas de seda azul. Eram usadas no joelho esquerdo. São símbolos de alta posição.
Eu encontrei alguns textos na internet:
Um sacerdote/sacerdotisa que manteve o sacerdócio por mais de um ano e um dia é chamado/a de Alto Sacerdote/Alta Sacerdotisa. Isso simboliza a experiência e conhecimento/sabedoria que foi adquirida durante o ano inicial de sacerdócio. Uma sacerdotisa que tem mais de dois covens dela se formando [se tornando autonomos-NT] é chamada de Rainha. Novamente significa simplesmente experiência. Uma Rainha usa uma jarreteira com fivelas, uma para cada coven que se formou. Para algumas tradições, essa jareteira é vermelha; para outras, verde. No ritual a iniciada ganha uma jarreteira com uma fivela e um colar torcido para representar a Deusa. Geralmente nesse ritual o coven dá presentes à nova sacerdotisa e ela dá um presente à Alta Sacerdotisa por gratidão.
Simbolicamente, a jarreteira também lembra da marca ou ferida em uma perna que o Deus Ferreiro [Vulcano e Hefestos-NT] recebeu para se tornar defeituoso. Esta ferida simbólica é voluntáriamente aceita por aqueles que se dedicaram a aprender ao Ofício completamente. O sacerdócio usa isso como um lembrete do sacrifício necessário para servir bem a um coven como seu sacerdote ou sacerdotisa.

Outra explicação eu cito do livro "The Witche's Way" de Janet e Stewart Farrar, pg 266-267:
O significado mágico da jarreteira parece vir da Era Paleolítica; uma pintura em caverna mostra uma figura masculina no centro de uma dança ritual vestindo uma jarreteira em cada perna.
A jarreteira é tanto um objeto mágico como uma insígnia de graduação.
Quando uma Alta Sacerdotisa tem outro coven se formando a partir do seu original, ela está permitida a adicionar uma segunda fivela à sua jarreteira - e uma adicional fivela para cada coven que se forma. Quando sua jarreteira tem ao menos três fivelas, ela é uma Rainha Bruxa.
Teoria que Doreen Valiente discorda e segue explicando sua versão, citando seu livro "Witchcraft for Tomorrow" pg 84-85:
A jarreteira da bruxa era simplesmente um pedaço de corda, que era amarrado em volta da perna para segurar a meia que era vestido tanto por homem quanto por mulher.
Menos conhecido é o significado da corda[...]a corda representa a passagem entre o firmamento e a terra, no sentido de ser uma escada pela qual os Deuses e os espíritos podem descer para a terra e o xaman pode subir ao firmamento.
Provavelmente era simplesmente uma forma conveniente de carregar as cordas mágicas, para tê-las amarradas no corpo.
Eventualmente, veio o tempo quando as bruxas tiveram que disfarçar a corda[...]então a corda se tornou uma jarreteira;mas era um tipo especial de jarreteira. Algumas jarreteiras eram insígnias de graduação no culto das bruxas[...].
Eu considero dificil saber exatamente quem, como e quando o uso de jarreteira começou a ser usado no Ofício, mas parece ser bem plausível que foi útil para esconder os materiais para o exercício do Ofício. Existe uma boa possibilidade que as bruxas assimilaram o uso das cintas com sinos ou gizos que foram usados por sacerdotes nos ritos ancestrais em celebração ao Deus Sacrificado.

Nenhum comentário: