terça-feira, 5 de agosto de 2008

Acessórios de bruxa - cálice e correlatos

Eu comentei sobre como as bruxas usavam utensílios simples de cozinha para a prática do Ofício e certamente não ficariam de fora esses objetos aparentemente frugais como o cálice, o caldeirão e a garrafa. Objetos que têm como característica comum o armazenamento de líquido, mas podemos alinhar o almofariz, o prato e o pentagrama.
Muito embora o cálice pareça ser muito sofisticado, as bruxas tinham o seu, de vários materiais, de chifre até prata. Nos tempos difíceis, com os costumeiros envenenamentos entre a nobreza feudal européia, a bruxa e o cálice eram comumentemente acusados de tais feitos. No Ofício, o cálice é reservado para ministrar líquidos para curar doenças ou para induzir o êxtase. Na cerimônia wiccana, serve tanto para beber coletivamente o vinho quanto para realizar o Grande Rito simbolicamente.
O caldeirão, por outro lado, pertence ao imaginário popular como característica da bruxa. Usualmente o caldeirão é de ferro e era colocado sobre brasas ou uma fogueira, sendo segurado por um suporte. No caldeirão a bruxa faz seu sortilégio, sua beberragem, que pode visar uma cura, ou evocar uma entidade, bem como preparar o repasto que será servido na sarabande.
Menos conhecido e mais potente para determinado Ofício é a garrafa da bruxa [foto]. Colocado próximo da pessoa visada ou enterrada no campo a ser influenciado, a belarmine pode salvar uma lavoura ou trazer de volta a fertilidade do campo ou a virilidade de seu dono.
O almofariz serve para preparar as ervas, cereais ou sementes que serão usadas no Ofício, para serem ou servidos no cálice, ou cozidos no caldeirão ou enterrados na garrafa, podendo ser de madeira, cerâmica ou ferro.
O prato é mais usado em cerimônias wiccanas, para servir os bolos nos sabats e esbats.
O pentagrama, quando a bruxa usava algum, era feito de cera de abelha. Nos dias atuais, o pentagrama pode ser gravado em um prato de cobre ou ser engastado em um bloco de pedra para ser usado como altar.

Nenhum comentário: