terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bolívia deixa de ser oficialmente Católica

Uma propaganda de televisão mostra o Presidente da Bolivia, Evo Morales, vestido como um xaman. Ele está expulsando uma imagem de Cristo; um documento entitulado "Nova Constituição" é marcada com o refrão: "Escolha deus, Vote Não". Este anúncio tem sido veiculado por grupos evangélicos preocupados que a nova constituição irá levar ao aborto legalizado, e casamentos homossexuais. Nenhum destes assuntos é mencionado no documento, deixando espaço para a ambiguidade.
Outro anúncio pergunta: "Você sabia que eles querem jogar Deus para fora da Bolívia?" e "Se você crê que Deus existe, você tem que votar contra a nova constituição". O país votou no domingo e a religião está tendo um papel principal na campanha do "não".
A oposição está concentrada em Santa Cruz. Seu arcebispo, cardeal Julio Terrazas, tem um relacionamento dificil com o Governo. A Bolivia é oficialmente um país Católico e a Igreja tem sido crítica da constituição proposta. Enquanto elogia o foco nos pobres, a Igreja tem expressado sua preocupação que a constituição poderá provocar uma "excessiva concentração de poder no Executivo". O influente bispo Jesus Juarez fez uma lista de 10 reclamações sobre o documento. A Igreja tem que se defender das acusações do Governo de envolvimento político. O toque nos sinos da igreja, como na catedral do cardeal Julio Terrazas, marca o início dos protestos da oposição.
A Bolivia está seguindo países amigos socialistas como Venezuela e Equador com a introdução da nova constituição. A Igreja Católica irá perder seu papel de única religião oficial. O Estado pode se tornar indepnedente da religião e Pachamama - uma antiga Deusa da Terra - pode adquirir igual importância ao Deus Cristão.
A própria crença do Presidente Evo Morales é complicada, mas comum, uma combinação da crença em Cristo e Pachamama. Este sincretismo é tecnicamente proibida pelo Catolicismo, que define a adoração de Pachamama como Paganismo.
Fonte: Russia Today

Nenhum comentário: