sábado, 31 de janeiro de 2009

Festivais Romanos - Fevereiro

Dias 13 a 22 – Parentalia.
Parentalia era uma festa Romana para honrar os parentes mortos. As familias se reuniam nas tumbas de seus amados e faziam oferendas ou sacrificios de grãos e vinho para as almas deles. Parentalia começava no Ides (O dia da lua cheia. Os Romanos consideravam este um dia auspicioso em seu calendário. A palavra vem do latim significando a metade de um mês).
O primeiro dia após a Parentalia era Caristia (Uma celebração Romana. Era uma ocasião para uma reunião familiar, neste dia os pais das famílias davam uma atenção especial à suas famílias.
Dias 13 a 15 – Lupercalia.

Um festival pastoril, possivelmente pré-Romano, para afastar espíritos malfazejos e purificar a cidade, liberando a saúde e a fertilidade, em honra a Faunus.
O festival de Lupercalia era em parte em honra a Lupa, a loba que alimentou os orfãos Romulus e Remus, os fundadores de Roma. A cerimonia era celebrada proxima à caverna de Lupercal, no [monte] Palatino, para expiar e purificar a vida nova na Primavera.
As cerimonias religiosas eram dirigidas pelos Luperci, os "irmãos do lobo", uma corporação de sacerdotes de Faunus, vestidos apenas com couro de cabra.
O festival começava com o sacrificio pelos Luperci de dois bodes e um cachorro. Depois dois jovens patricios Luperci eram levados ao altar para serem ungidos na testa com o sangue sacrificial, o qual era tirado da faca ensanguetada com uma lã embebida em leite.
A cerimonia sacrificial seguia com os Luperci cortando tiras das peles das vitimas, que eram chamadas Februa, vestiam-se nas peles dos bodes sacrificados, imitando Lupercus e correndo em volta das paredes da velha cidade Palatina, cujas linhas eram marcadas com pedras, com as tiras em suas mãos em dois bandos, açoitando as pessoas que estivessem por perto.
Dia 17 – Quirinalia.

Uma celebração em honra ao Deus Quirinos, o Deus da Guerra dos Sabinos.
Dia 21 – Feralia.

Uma festa Romana honrando aos "poderes infernais", um festival que durava uma semana que honrava aos mortos.
Dia 23 – Terminalia.

Celebrada em honra a terminus envolvendo práticas que podem ser consideradas como uma "renovação anual" do ritual de fundação. Familias vizinhas enfeitaram seus respectivos marcos e faziam oferendas a Terminus em um altar - como colheita, favos de mel e vinho. O proprio marco seria embebido no sangue de uma ovelha ou porco sacrificado. Então seguia uma cerimônia comunitaria e hinos em adoração a Terminus.
Dia 27 – Primeira Equirria.

Dias sagrados de significado religioso e militar nas ultimas celebrações de ano novo para Marte. O Estado Romano fazia uma grande enfase na celebração do Deus da Guerra - para apoiar o exército e para aumentar a moral publica. Os sacerdotes conduziam rituais purificando o exército. Os celebrantes seguravam cavalos no Campius Martius (Campo de Marte) e soltava um bode espiatório para fora da cidade de Roma, expulsando o velho e trazendo o novo.
Fonte: wikipedia [edição e tradução da casa]

Nenhum comentário: