domingo, 11 de janeiro de 2009

O ABC dos pais pagãos

Pais pagãos tem um objetivo singular - ensinar valores pagãos em um mundo hostil às religiões alternativas. As seguintes ideias e valores de criação pagã poderão te ajudar quando você considerar suas experiências na aprendizagem de seus filhos, independentemente da tradição que você pratica.
A é Ação. Suas ações e realizações falam mais alto. Se você quer que eles aprendam o caminho que escolheu, ensine-os com ações, não apenas com palavras.
B é Beleza. Mostre a seus filhos a beleza na natureza e dos outros seres vivos neste planeta. Ensine-os a preservar esta beleza para a posteridade.
C é Consistência. Mantenha os mesmos princípios e práticas. Mantenha suas ações consistentes com suas palavras.
D é Dedicação. Ensine seus filhos os Caminhos Antigos com projetos e artesanatos pagãos com eles. Projetos como reciclagem mostra a eles que fazendo o que eles puderem para ajudar a Terra é essencial.
E é Entusiasmo. Permita que seus filhos vejam seu entusiasmo pelos Caminhos Antigos e eles vão desenvolver isto também. Leve-os para caminhadas na natureza e outros lugares onde eles podem aprender a entender a Deusa [e o Deus] e suas criações para começar.
F é Fé. Fé neles mesmos e em suas habilidades ajudam a seus filhos a lidar com qualquer situação na qual eles se vejam envolvidos. Dê-lhes tarefas apropriadas para executar. O sucesso deles irá aumentar a autoestima.
G são Grandes Deuses. Ensine a seus filhos as divindades de sua tradição. Explique quem são eles e qual função eles tem em sua vida e rituais. Ensine-os cânticos simples que eles possam usar nos rituais deles.
H é Hoje é Sagrado. Celebre as datas sagradas de sua tradição com rituais e decorações apropriadas. Sabas e Esbas mostram a eles o que significa ser Pagão. Deve ser permitodo que eles participem tanto quanto for possível.
I é Imaginação. Sempre estimule a imaginação em seu filho. A imaginação de seu filho pode iluminar uma parte do caminho que você nunca notou antes.
J é Jovialidade. Sempre aborde o ensinamento de seus filhos com um espírito de jovialidade. Mostre a seus filhos a alegria de adorar a Deusa e o Deus e seguir os Caminhos Antigos.
K é Kilos de Conhecimento. Conhecimento é poder. Se seus filhos estiverem preparados, eles serão aptos a responder questões sobre suas crenças e defenderem-se de uma maneira educada contra aqueles hostis à suas crenças.
L é Lugar para Ouvir. Ouça seus filhos e eles aprenderão a ouvir os outros. Os pensamentos deles te dará uma noção de como eles veem o mundo.
M são Mitos. Os mitos de suas tradições irão deliciar e entreter tanto quanto ensinar. Estórias são uma boa forma de contar às crianças sobre suas divindades.
N é Nunca. Nunca esqueça de contar a seus filhos sobre o passado.
O é Organizar Rituais. Compartilhe com seus filhos o esplendor das paisagens. Realize rituais fora de casa sempre que possível. Ajude-os a entender que todas as coisas estão conectadas (e são sagradas) umas às outras.
P é Poder. Ensine-os a reconhecer o poder inerente em todas as coisas. Apresente-os ao poder pessoal e ao poder divino. Cuidadosamente os instrua no uso do poder e a responsabilidade que vem com isto.
Q é Questões. Seus filhos terão muitas questões ao longo do caminho. Sempre os responda com sinceridade e com o melhor de suas habilidades. Nunca reprima as questões das crianças.
R é Ritual. Rituais são uma parte importante de todas as tradições. Permita que seus filhos tomem parte conforme sua idade permitir.
S é Saber Compartilhar. Compartilhar é uma lição importante. Aqui está onde você deve ser o primeiro exemplo para seus filhos. Ao compartilhar os Caminhos Antigos, você está dando a eles um caminho honrado que eles podem seguir por toda a vida.
T é Tolerancia. Ensine seus filhos a tolerancia para todos os outros que compartilham este planeta. Lembre-os que não há apenas um caminho certo. Tolerancia, entretanto, tem limites. Explique que eles não devem tolerar abusos contra suas crenças.
U é Um Pouco de Compreensão. Seja compreensivo quando seus filhos tem dificuldade em entender algo novo. A compreensão deles aos Caminhos Antigos toma tempo e paciência.
V é Videncia. Videncia é algo que muitas crianças mais velhas irão gostar, especialmente quando procuram pelos seus animais de poder. Os animais de poder usualmente tornam-se muito importantes para as crianças, como algo que eles podem chamar quando estão sozinhos.
W são Watts de Sabedoria. Não há substituto para a sabedoria. Sabedoria é algo que seus filhos irão ganhar de suas instruções e das experiências deles. Ensine-os com sabedoria e você será recompensado.
X é Examinar. Examine seus principios e praticas constantemente para ter certeza que você não está enviando mensagens misturadas. Confusão e inconsistencia não ajudam.
Y é Ydeal para Você. Não gaste muito tempo se preocupando com seus filhos que te faça se esquecer de suas próprias necessidades espirituais e físicas. A forma como você se cuida se torna um exemplo, bom ou ruim.
Z é Zelo. Sempre compartilhe seu zelo pela vida, natureza e os Caminhos Antigos. Você será recompensado com a vontade de seus filhos em aprender tudo. Não se esqueça de elogiar seus filhos por um serviço bem feito. Você ficará alegre por tê-lo feito.
Fonte: Cristal Forest [link morto]

Nenhum comentário: