segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A festa da 1ª lua cheia

Pouco depois do Dua do Ano Novo Lunar, os Coreanos clebram o "Jeongwol Daeboreum", a primeira lua cheia, correspondente a 9 de Fevereiro.
"Jeongwol" significa priemrio mês e "Daeboreum" grande lua cheia. De acordo com as crenças da filosofia do Ying e do Yiang da Coréia, a luz da primeira lua cheia do ano traz consigo prosperidade e boa sorte.
Entre os costumes folclóricos tradicionais do Jeongwol Daeboreum se contam o "jisinbapgi", "jwibulnori" e "daljiptae-wugi".
O jisinbapgi é um ritual que basicamente os agricultores realizam no dia de Jeongwol Daeboreum para afastar a má sorte da família e trazer boa sorte. O jwibulnori consiste em queimar pasto seco entre as valas dos arrozais, quando as crianças fazem girar latas que contém carvão em braza. O "daljiptae-wugi" consiste em queimar uma "casa da lua" feita de palha para propiciar uma boa colheita.
A primeira coisa que os Coreanos fazem na manhã do dia da primeira lua cheia é "bureom", descascar nozes de casca dura usando os dentes. Se descascam tantas nozes quanto os anos que a pessoa tenha. Se acredita que o ruído que produzem as nozes afugentará aos espíritos malfazejos e prevenirá durante todo o ano as enfermidades da pele.
No dia da primeira lua cheia, as palavras que mais se escuta se dizer entre os Coreanos são: "Nae deowi sara". Isto significa "compre ou leve meu calor"; uma conjuração para afastar o calor do próximo verão.
Fonte: Coreia Hoje [traduzido da versão em espanhol][link morto]

Nenhum comentário: