sábado, 28 de fevereiro de 2009

Março, o mês de Marte

Março no hemisfério sul é equivalente a Setembro no hemisfério norte.
Em Roma, onde o clima é Mediterrâneo, Março é o primeiro mês da primavera, um ponto lógico para o começo do ano bem como o começo da estação das campanhas militares.
Tradicionalmente, o calendário romano começava em 1º de Março. Entretanto, era em Janeiro quando os cônsules da Antiga Roma assumiam o governo.
Festas:
1º de Março:
Ano Novo Romano.
Matronalia em honra de Juno.
Matronalia (ou Matronales Feriae) era um festival celebrando a Deusa do Nascimento. Uma celebração da maternidade e da mulher em geral.
A data do festival era associada com a dedicação de um templo a Juno Lucina no monte Esquilino e possivelmente também uma comemoração da paz entre os Romanos e Sabinos.
Em casa, as mulheres recebiam presentes de seus maridos e filhas e os maridos romanos ofereciam orações por suas esposas. As mulheres preparavam uma refeição para os escravos domiciliares (a quem era dado um dia de folga), como os homens faziam na Saturnalia.
Feriae Marti em honra a Marte.
O Feriae Marti era celebrado durante todo o mês de Março, começando nas Calendas, com rituais repetidos em honra do Deus conduzido pelos Salii (os "sacerdotes saltitantes " ou os "sacerdotes dançantes ") até o dia 24 do mês. [abacus]
O fogo sagrado (de Vesta) de Roma era renovado.
Vesta era a Deusa Virgem do coração, da casa e família na mitologia romana. Ela tem um grande, porém misterioso, papel na religião romana. Pouco é conhecido sobre a Deusa uma vez que, ao contrário de outras divindades romanas, ela apareceu sem menções nos mitos. A presença de Vesta era simbolizada pelo fogo sagrado que queimava em seu coração e templos. O fogo de Vesta era guardado em seu templo por suas sacerdotisas, as vestais.
14 de Março – Segunda Equirria.
Dias sagrados de significado religioso e militar nas ultimas celebrações de ano novo para Marte. O Estado Romano fazia uma grande enfase na celebração do Deus da Guerra - para apoiar o exército e para aumentar a moral publica. Os sacerdotes conduziam rituais purificando o exército. Os celebrantes seguravam cavalos no Campius Martius (Campo de Marte) e soltava um bode espiatório para fora da cidade de Roma, expulsando o velho e trazendo o novo.
15 e 16 de Março – Bacchanalia, em honra a Bacchus.
A bacchanalia era originalmente celebrada em segredo e realizada por mulheres. Os festivais ocorriam na gruta de Simila próximo do monte Aventino. Depois, foi permitido aos homens participarem dos rituais e as celebrações ocorriam cinco vezes ao mês.
17 de Março - Agonalia em honra a Marte.
Na tradição religiosa de Roma Antiga, a Agonalia era um festival celebrado várias vezes ao ano em honra de várias divindades, como Janus e Agonius, os quais os Romanos costumavam evocar nos seus empreendimentos importantes.

19 a 23 de Março – Quinquatria, em honra a Minerva
A Quinquatria ou Quinquatrus era um festival consagrado a Minerva. Tinha esse nome porque era celebrado no quinto dia após o Ides.
Como esse festival era consagrado a Minerva, as mulheres costumavam consultar adivinhos neste dia.
23 de Março – Tubilustrium, em honra a Marte.
Na Roma Antiga o mês de Março era tradicionalmente o começo da estação das campanhas e o Tubilustrium era uma cerimônia para preparar o exército para a guerra.
A cerimônia ocorria em Roma em um edifício chamado Atrium Sutorium e envolviam o sacrificio de uma ovelha. Os Romanos lembravam da cerimônia ao ver os Salii (os "sacerdotes puladores" de Marte) dançando pelas ruas da cidade.
30 de Março – Festa de Salus
Salus (”salvação”) é a Deusa da saúde e prosperidade, tanto individual quanto coletiva. Como Salus Publica Populi Romani, ela tinha um templo no Quirinal, inaugurado em 302 AC. Depois ela se tornou mais uma protetora da saúde pessoal. Os atributos dela era uma serpente ou uma bacia e seus festivais eram celebrados em 30 de Março. Salus é comparada com a Deusa Grega Hygieia.[roman gods][wikipedia - edição e tradução da casa]

Nenhum comentário: