quinta-feira, 30 de abril de 2009

1º de Maio

Amanhã será o Dia Mundial do Trabalhador, mas será uma data especial também para Pagãos por ser um dia sagrado. No hemisfério norte, nós comemoraremos ou Beltane, ou Walpurgis Night, ou May Pole. No hemisfério sul, nós comemoraremos o Sanhaim.
O interessante para este blog e para mim foi encontrar no livro "A invenção das Tradições", de Eric Hobsbawm e Terence Ranger, que a data do 1º de Maio pode ter origem nas festas populares.
"O principal ritual internacional destes movimentos, o 1ª de Maio desenvolveu-se espontaneamente dentro de um período surpreendentemente curto. [snip] A escolha desta data foi certamente bastante pragmática na Europa. [snip] Havia sido proposto, com certa razão, que essa data coincidisse com [snip] a data em que tradicionalmente se encerravamos contratos de trabalho [snip].
[snip] A escolha de uma data tão carregada de simbolismo pelas antigas tradições revelou-se importante [snip]. Desde o início, a ocasião atraiu e absorveu elementos simbólicos e rituais, principalmente a de celebração semireligiosa e sobrenatural, um feriado e um dia santo ao mesmo tempo.
[snip] O antigo simbolismo da primavera, a ele associado de maneira tão fortuita, foi perfeito para a ocasião [snip]." [Hobsbawm, E. & Ranger, T. - "A invenção das Tradições", pg. 291-292, Ed. Paz e Terra]
Apenas neste dia o sagrado e o profano se encontram e as pessoas celebram seus laços comunitários, religiosos e sociais. Eu duvido que os sindicatos locais incluam um Poste de Maio nas celebrações do "Dia do Trabalho". Certamente irão manter a celebração desvinculada de sua origem religiosa, preferindo o vínculo desta com os ideais marxistas.

Nenhum comentário: