sábado, 25 de abril de 2009

Classe 101 de wiccanice

A questão surge frequentemente: "O que torna alguém falso ou um farsante?" O conceito de "pink-wiccano" é similar ao "twinkie" [bolo recheado conhecido no Brasil como "Ana Maria"-NT] tal como é usado nas comunidades indígenas americanas: uma pessoa que brinca com práticas espirituais ou leva a sério suas práticas mas segue mais a estereótipos do que a informação real. Praticar um numero significativo de um desses comportamentos característicos será o suficiente para te rotular assim. Se você acha isso ofensivo, então você provavelmente é um wilkano clássico.
1. Afirmar estar praticando um caminho realmente velho, mas não se esforça em encontrar o que as pessoas efetivamente faziam ou acreditavam nesse caminho, inventando as práticas enquanto afirma que era assim que os antigos faziam.
2. Ignorar qualquer coisa escura ou ameaçadora, mesmo pretendendo trabalhar com divindades sombrias. Falar como a divindade de sua escolha é sempre boa ou sempre certa, ou pretender que sua Deusa Sombria favorita é apenas mal compreendida.

3. Aceitar qualquer coisa que outro wilkano te disser ou que leu em algum livro com um enorme lua crescente em sua lombada. Alternativamente, aceita qualquer fonte como definitiva, se se importar com que os intelectuais pensem dela. E passar qualquer coisa que seja, que você ache que saiba ser, embora você tenha inventado.
4. Pegar tudo que foi trabalhado em qualquer tipo de desafio que envolva lógica ou fato. Apenas sentimentos realmente importam. Desconsiderar o que outros tem a dizer se não confirmar o que você acredita, mesmo se eles puderem provar suas afirmações.
5. Brigar com qualquer um que não te considere, especialmente se eles continuarem a apresentar evidências que refute suas afirmações e declare que no fim você está falando que "todo mundo tem capacidade de dar uma opinião" e então a sua opinião é tão boa quanto a de qualquer um.
6. Enfatizar ruidosamente que ninguém tem o direito de fazer julgamentos sobre o que você escreveu se eles não te conhecem bem fora da rede. Desconsiderando o que você evidentemente disse, apenas suas motivações declaradas deveriam importar para as outras pessoas.
7. Evitar conflitos a qualquer custo e entrar na discussões de outras pessoas, mesmo quando você não estiver diretamente envolvido, tentando fazer com que concordem pelo bem da concórdia. Concordar com outros apenas para arrefecer os ânimos, ou mesmo os instruir em como ele devem se dar bem. Se você modera um forum, apagua qualquer mensagem que não concorde com você ou que apresente opiniões incômodas.
8. Tenta fazer com que outros parem de profanar ou parem de falar em um assunto porque te incomoda.
9. Conta aos não wilkanos o quanto horrivel/desespiritualizado eles são por não aceitar todos os Pagãos, a despeito do comportamento deles.
10. Queixa-se frequentemente da perseguição ou repete de alguma forma o mito do "Tempo das Fogueiras", mesmo que não tenha sido perseguido.
11. Em conversas sempre assume que a Rede (ou outro código) se aplica a todos os Pagãos. Se for ligeiramente desafiado, age confuso; se for altamente desafiado, entra no modo Olho Gordo Master e acusa o infiel de satanismo, crowleyismo ou pior.
12. Dê palestras em qualquer dos assuntos favoritos da Wilka.
13. Insiste que a Wilka é qualquer coisa que você quiser que seja, a despeito da história. Exige respeito ao que você está fazendo, mesmo que arruine os esforços de seus percusores e iniste em chamar o lixo pelo mesmo nome. Não se importa em renomear o que você faz, embora parcamente baseada em uma forma original, porque você quer tirar vantagem das pessoas que vieram antes de você e alega uma forma de linhagem desconsiderando a lacuna entre o que eles fizeram e o que você faz.
14. Se sua crença é que "todas as Deusas são a Deusa e todos os Deuses são o Deus" e ultimamente todas as divindades são aspectos do Um, usando isso como desculpa para não aprender sobre ou trabalhar com divindades especificas. Ou, quando você evoca o Senhor ou Senhora pelo nome, mistura e equivale a outro casal de outro panteão de outra época.
15. Usa a incapacidade como uma desculpa para não verificar seus fatos ou aprender algo novo, ou como uma desculpa para adotar outros comportamentos fúteis. Reclama de perseguição se alguém ousa sugerir que usar um corretor ortográfico não é fora do propósito mesmo para uma pessoa incapacitada.
16. Assina seus emails/comentários com "Namaste" ou "BB" quando o conteúdo da mensagem insulta alguém ou contradiz a saudação.
17. Não demonstra qualquer sinal de ter sido tocado pela divindade ou por uma experiência estática. Se importa mais com o que a sociedade ou seus amigos pensam do que com o que as divindades pensam. Não fazer coisa alguma que possa desenvolver seu caminho/abilidades/percepção, que possam provocar alguma desaprovação ou te fazer perder a pose.
Autores: Freeman e Sky Dancer.

Fonte: Oak Forest Coven

Nenhum comentário: