sexta-feira, 22 de maio de 2009

Respeito, dignidade e honra

O que há de mais sagrado na humanidade, a família, seria impossivel de se estabelecer sem que ela tenha sido feita suas bases no respeito, na dignidade e na honra.
Um dos princípios e valores mais básicos do Paganismo está em honrar aos antepassados, aos mais velhos e a nossos progenitores, mas é mais do que uma imposição social ou uma doutrina espiritual, há muito mais envolvido em um ato aparentemente simples.
Estes que são nossos progenitores e aqueles que vieram antes deles possuem uma sabedoria que só se adquire ao longo da vida. Através dessa experiência, modelo e exemplo, nós podemos enfrentar os desafios diários. Ignorar essa sabedoria nos conduziria irremediavelmente a situações perigosas senão mortais. Aceitar tal orientação não é submissão, mas respeito a estes que nos deram a herança mais preciosa com a qual um indivíduo pode nascer: um nome, um legado ligado por laços de sangue a essas pessoas que provaram seu valor através da vida antes de nós.
Honrar aos pais, aos avós e antepassados é continuar com esse legado, manter a nossa dignidade e honra mesmo diante dos piores dilemas, fazer sempre o certo mesmo que isso nos prejudique, pensar sempre no bem daqueles que nos são caros e da comunidade. Uma pessoa honorável é exatamente isso, ele ou ela recebem tal mérito da sociedade como forma de reconhecimento por sempre manter o mais Alto Ideal, uma ética, um comportamento moralmente edificante, não por vaidade ou prestígio, mas porque faz parte tanto de sua personalidade quanto da herança ligado ao seu nome.
No mundo contemporãneo, com as pressões sociais esgarçando os laços familiares e a imposição do individualismo comercial enfraquecendo as relações comunitárias, não é possivel esperar que ainda se preseverve tais valores. E em qualquer sociedade em cuja estrutura faltam o respeito, a dignidade e a honra, o resultado é o colapso e a decadência, o desperdício de muitas gerações, até a completa aniquilação da humanidade.

Nenhum comentário: