terça-feira, 23 de junho de 2009

30 mil celebram o solstício

Em 21 de Junho, cerca de 30.000 pessoas acorreram de madrugada ao conjunto megalítico de Stonehenge (sudoeste da Inglaterra) para celebrar o solstício de Verão.
Como vai sendo tradicional, uma heterogénea multidão juntou-se em frente dos enormes blocos de pedras que compõem o círculo pré-histórico para assistir aos primeiros raios solares do dia mais longo do ano.
O Sol despontou hoje no horizonte na Inglaterra às 03:58 TMG (04:58 em Lisboa), um acontecimento que foi recebido pelos presentes com danças, enquanto alguns deambulavam nus ou apenas observavam o céu saboreando uma cerveja.
Apesar da chuva ter ameaçado ensombrar o solstício, a multidão que passou a noite acampada em Stonehenge foi a mais numerosa dos últimos cinco anos, segundo a English Heritage.
"É uma grande experiência. Trata-se de celebrar a natureza, a vida e o que faz funcionar o mundo, que é o Sol", comentou um dos presentes.
O famoso sítio pré-histórico, com cerca de 5.000 anos de antiguidade e também chamado Templo do Sol, é desde há várias décadas o lugar elegido para festejar a chegada do Verão boreal à Inglaterra.
Noticiado pela RTP. [link indisponível]

Nenhum comentário: