quarta-feira, 21 de abril de 2010

Divulgando o que é bom

Vejo pessoas que estão praticando a Arte há séculos e que quando surgem questões elementares como essa do colar [de âmbar e azeviche-NB] jamais ouviram falar sobre o tema ou perdem literalmente o rumo.
Muitos vão me dizer : "Ah mas esse tipo de coisa não se encontra por ai...os livros são limitados....não há literatura disponível sobre o tema no Brasil...."
E eu respondo: realmente!
Mas há coisas que vocês podem fazer para dirimir esses problemas. Primeiro, a maioria da boa literatura sobre Wicca ainda está e sempre estará disponível em inglês. Se querem aprofundar o que sabem terão que ler em inglês. Então, começar um curso de inglês não faz mal a ninguém. Segundo, outro lugar onde podem buscar pelos conhecimentos que faltam é junto a um grupo estruturado em uma Tradição séria. Se quiserem sair da superficialidade da Wicca fastfood disponível aos montes por ai, é necessário dar um passo além. Infelizmente nem os livros, mesmo os em inglês, contêm os Grande Mistérios da Arte. Será que não está na hora de vocês começarem a avaliar e iniciarem uma busca pelas Tradições disponíveis em sua região para buscarem uma Iniciação formal? É o únicos sistema efetivo de crescimento e aprofundamento na Arte que podemos considerar confiável. Assim tem sido desde o surgimento da Wicca e assim será para sempre.
Hoje temos muitas Tradições, não só de Wicca mas de muitas outras formas de Paganismo disponíveis no Brasil, como a Gardneriana, Alexandrina, Diânica, Correliana, Feri e por ai vai...
Se a Tradição que fala ao seu coração não está disponível no Brasil, porque não buscar o conhecimento onde ela está? Viajar às vezes é inevitável, mas conhecimento sem sacrifício não tem valor. Se o que você procura não está disponível no Brasil você terá SIM que viajar para alcançar o que deseja até que possa plantar as primeiras sementes por aqui, até que isso cresça e se torne uma árvore enraizada e forte. O que eu tenho percebido ao longo de todos esses anos na Wicca é que as pessoas são altamente acomodadas. Se o que elas buscam não está disponível, permanecem na passividade a vida inteira até que as coisas sejam mais "fáceis" ou invés delas mesmas tomarem a frente para tornar isso mais fácil aos outros. Isso é uma coisa que nunca me conformei, nem nunca me conformarei e é o que me faz muitas vezes pensar em abandonar meu trabalho público de vez: a falta de empenho e comprometimento das pessoas, atrelada ao seu comodismo sem limites.
Se cada um saísse de sua própria zona de conforto para ir além, isso ajudaria e muito na ampliação não só dos seus horizontes mas dos horizontes da Arte para a região onde vivem, contribuindo como um todo para tornar a Wicca mais diversa e plural em nosso pais.
Não se aprende Wicca em comunidades da Internet...
Não se aprende Wicca nos sites da Internet...
Não se aprende Wicca totalmente nem mesmo nos livros disponíveis no mercado...
Wicca se aprende com prática, experiência e vivência e nisso a busca por uma forma de instrução tradicional pode ser de valor incalculável.
ACORDEM MINHA GENTE!!!!
Não se esqueçam que é cada um de nós que fazemos a Wicca do nosso país!
Obviamente essa não é uma mensagem direcionada a essa ou aquela pessoa nesse tópico, mas a todos os praticantes da Arte no Brasil que possam estar lendo esse post no momento. A Wicca em nosso país precisa de mais ação e empenho, por parte de todos nós.
Autor: Claudiney Prieto
Fonte: Sociedade Wicca
Nota da casa: Considerando que esta sempre foi a posição e a opinião deste pagão que vos escreve e considerando que o autor do texto e dono da comunidade SW demonstra ter uma posição mais a favor de uma Wicca "popular", "evoluída" ou "progressiva", vale a pena perguntar se a SW vai efetivamente se tornar uma comunidade séria para se estudar a religião ou se é apenas mais uma jogada.

Nenhum comentário: