quarta-feira, 23 de junho de 2010

Inti Raymi - a Festa do Sol

Inti Raymi (em quéchua, "Festa do Sol") é um festival religioso incaico em homenagem a Inti, o Deus-sol. Marca o solstício de inverno do hemisfério sul nos Andes onde ocorre o renascimento do Deus-sol. O local central de realização da cerimônia é a fortaleza de Sacsayhuamán (a dois km de Cuzco, Peru), e nas demais nações latino americanas ( Ecuador, Chile...) simultaneamente, no dia 24 de junho de cada ano com duração de 9 dias. Durante a época dos incas, o Inti Raymi era o mais importante dos 4 festivais celebrados em Cusco, segundo relata o Inca Garcilaso de la Vega, e indicava o início do ano assim como a origem mística do Inca. Durava 9 dias nos quais se realizavam danças e sacrifícios. O último Inti Raymi com a presença do Imperador Inca, foi realizado em 1535.
Foi proibida em 1572 pelo Vice-Rei Francisco de Toledo, por ser considerada uma cerimônia pagã e contrária à fé católica, sendo realizada posteriormente de forma clandestina.
Em 1944 foi ralizada uma reconstrução histórica do Inti Raymi por Faustino Espinoza Navarro (que em 1953 fundaria a Academia do Idioma Quéchua). A reconstrução foi baseada na crônica do Inca Garcilaso de la Veja e só se refere à cerimônia religiosa. Desde essa data em diante, a cerimônia voltou a ser um evento público e uma grande atração turística.
No Brasil, os indígenas ecuatorianos e peruanos se uniram para realizar esta grande festa, porem de forma resumida com duração de apenas 24 horas com campeonatos de jogos indigenas, danças, canticos e comidas tipicas.
Convidamos a todas as pessoas ao encontro do 2° INTY RAYMI que se realizará no dia 27 de junho com um pequeno campeonato de futebol. O encontro será no parque D. pedro ( qse ao lado do mercado municipal e ao lado do antigo palacio imperial) onde teremos inumeras atividades.
Ficam todos cordialmente convidados, contamos com sua presença
Os premios serão entregues durante a noite na concha de indor no centro onde haverá um grande baile inty raymi onde o grupo que apresentar a melhor dança recebera premiações.
TUDO POR INTY RAYMI
"RUNA KASHPAKA RUNAKAY ;SHUJLLA SHUNGU; SHUJLLA YUYAY ;AMA CHINGACHISHUN ÑUKANCHI KAUSAYTA"
( pessoas trabalhando para o ben estar das pessoas; trabalhando pela cultura; trabalhando pela lembrança; sem romper os laços de suas origens mesmo com grande distancia de sua terra.)
Autora: Ankakilla Yuraq, publicado na Sociedade Wicca

Nenhum comentário: