terça-feira, 6 de julho de 2010

Locais "santos" são Pagãos

Noticiado no Gladius e traduzo do original, do jornal Independent:
Os locais mais sagrados do Cristianismo - os locais do nascimento e da morte de Cristo - forma construídos como parte de uma campanha brutal contra o Paganismo e não tem verdadeira conexão com os eventos que se propõe a comemorar, de acordo com uma nova descoberta por uma historiadora eclesiástica.
O estabelecimento dos locais sagrados na Terra Santa foi umm fenômeno do século IV que ocorreu 300 anos depois da morte de Cristo, disse uma autoridade em história da antiga igreja, Dra Joan Taylor.
Em um novo esrtudo de locais cristãos na Terra Santa, Dra Taylor afirma que a famosa Igreja da Natividade em Belém foi construída originalmente para tirar um santuário pagão dedicado ao Deus da Agricultura Tammuz-Adonis. Ela também diz que a Igreja do Santo Sepulcro, onde se acreditava que marcava o local da crucificação e enterro de Cristo, trocou um templo da Deusa do sexo e fertilidade, Vênus.
Nenhum desses locais foram venerados por cristãos antes do século IV, a pesuisa dela revelou e ambos os locais foram apropriados dos pagãos no reino do Imperador Constantino.
'Estes locais sagrados foram estabelecidos como parte de uma política imperial romana que procurava destruir as religiões não-cristãs na terra da bíblia e desenvolver um foco para a piedade cristã', diz Dra Taylor.
'A Igreja do século IV sistematicamente apropriou-se de santuários pagãos e outros locais religiosos não-cristãos para criar locais santos cristãos', ela diz. 'Isto descaracteriza a região como uma Terra Santa - uma zona de significado espiritual'.
'Isto contrasta com a situação anterior ao século IV, pois do século I ao III os Cristãos rejeitavam a idéia que locais terrenos pudessem ser sagrados, crendo que isto fosse um conceito pagão', ela diz.
Alguns antigos cristãos acadêmicos viajaram para onde é agora israel sem interesses históricos, mas eles não eram peregrinos estimulados por qualquer sentimento que o local tivesse alguma santidade intrínseca. 'Foi então que o Imperador Constantino que injetou o conceito dos santuários pagãos no Cristianismo', diz Dra Taylor.
No lugar onde está a Igreja do Santo Sepulcro, Constantino pessoalmente ordenou a destruição do Templo de Vênus e procedeu a erguer uma igreja em honra à Santa Cruz - seu emblema pessoal de batalha.
As evid~encias literárias antigas sugerem que o real local da crucificação foi há 200 metros ao sul dessa igreja. A 'Rocha do Calvário' era na verdade uma rocha onde a estátua de Vênus estava junto com o templo pagão.
A associação do lugar com a crucificação surgiu de um sonho de Helena, a mãe de Constantino, no qual o lugar do templo de Vênus foi revelado como sendo onde Cristo morreu. Inspirado pelo sonho, uma excavação 'arqueológica' romana disse ter encontrado a verdadeira cruz. Outro lugar pagão  tomado pelos Cristãos, propondo marcar o lugar de um grande evento sagrado cristão, era o Templo de Afrodite em Ein Karim, próximo de Jerusalém. Foi demolido para dar espaço para uma igreja dedicada ao nascimento de São João Batista.
Nota da casa: E ainda tem gente que tem o despautério de vir a este blog para soltar a verborragia do Politicamente Correto.

Nenhum comentário: