quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vera Causa

Há que se explicar muitas coisas quando se fala em Paganismo. Espera-se muitas coisas de nossos Deuses que Eles nunca, ao contrário do Deus Cristão, prometeram. Há que se ler na história, de forma séria e honesta, o que os Deuses Antigos nos davam, o que Eles esperavam de nós e o que nossos antepassados fizeram por Eles.
Uma coisa é certa: os Deuses Antigos nunca prometeram aos seus adoradores uma falsa paz, um falso amor, uma falsa salvação, uma falsa redenção. Eles nunca prometeram que a vida seria mais fácil ou mais branda se nós os adorássemos. Eles nunca nos condenaram nem nos julgaram por nossas falhas, jamais agiram como padrastos que apenas acusa a paternidade quando convém ou quando há uma obediência cega.
Nossos antepassados guerrearam, por glória, por conquista, por riqueza, por territórios. As batalhas que os povos antigos travavam não eram feitas "em nome de Deus". O que se fazia era pedir aos Deuses por proteção, por vitória, por coragem. Nenhum povo antigo iniciou uma campanha militar usando como justificativa "por que Deus mandou" ou "por que Deus quis". Ao menos nossos ancestrais tiveram a coragem de fazer o que se devia fazer e nos garantiram uma vida com mais conforto. As grandes obras, como as pirâmides, segundo estudos recentes, não foram construídas por escravos, mas por pessoas que se ofereceram, foram voluntárias. Não podemos julgá-los com uma falsa condescendência do alto de nossos pedestais provincianos.
Na Idade Antiga havia mais liberdade, tolerância e coexistência religiosa. Uma pessoa podia livremente manter seu culto familiar e assistir aos cultos oficiais públicos. Podia-se adorar qualquer Deus ou Deusa, livremente. Podia-se frequentar qualquer templo, santuário ou cerimônia. Ninguém era forçado a adorar a Juíter, a Zeus nem de obedecer a seus sacerdotes. Nunca existiu algum tipo de patrulha ou polícia religiosa, nunca nenhum templo ou religião mantinha por meio da força o monopólio sobre o sagrado. Todas as ditas "melhorias" atribuídas à Igreja, como hospitais, universidades e tecnologia só existem porque foram iniciadas pelos Gregos Antigos, todos Pagãos.
As ditas "perseguições aos cristãos", quando aconteceram, foram de forma reduzida ou limitada, existiram por diversos motivos: a) eram considerados apenas uma forma de sectarismo judeu [somente foram chamados de cristãos e sendo tratados como tais por volta do ano 100 DC]; b) eram vistos como traidores do império romano, por que não cultuavam o Imperador; c) sua postura e separatismo do restante da sociedade eram vistos com desconfiança pela população. Nem mesmo um revisionista histórico equivaleria estes episódios à ação da Igreja em sua caça à heresia e às bruxas.
O Cristianismo tornou-se a única religião oficial graças à Constantino e Teodósio. Mais por motivos sociais e políticos do que religiosos. Pela fraqueza e covardia desses césares, a Igreja chegou ao poder; pela covardia e fraqueza dos reis e chefes de estado sucessores dos césares a Igreja tem mantido o poder pela opressão, repressão e alienação do ser humano. Instituída tal Tirania, o ser humano perdeu toda sua alegria, toda sua felicidade, toda sua beleza, todo seu erotismo, toda sua naturalidade. Eu não diria que é uma coincidência que a crueldade e a intensidade com que a violência, a guerra, aumentou exponencialmente suas vítimas inocentes apenas após o advento da Igreja como poder social, político e religioso no mundo. Eu diria que é mais do que evidente que é o Monoteísmo, que apenas consegue se sustentar na base da força, da violência, da coação, do fanatismo e do fundamentalismo. Então nada mais justo do que dar a Vera Causa deste blog como recuperar à humanidade a liberdade que existia; recuperar o direito a todos de ter acesso à felicidade, à alegria, ao prazer, ao desejo, ao amor; erradicar a Tirania; acabar com o Império Religioso; erradicar o fanatismo, o fundamentalismo; acabar com a adoração imposta a um Deus estranho e estrangeiro.

Nenhum comentário: