sábado, 12 de março de 2011

Pagãos em campanha pelo Censo

Pagãos estão em campanha para que druidas e bruxas declarem sua religião no Censo para ter maior reconhecimento ao grupo.
A Federação Pagã diz que quer o mesmo reconhecimento que as outras crenças.
Secularistas dizem que a questão opcional sobre qual religião que a pessoa é pode levar a resultados artificiais identificando [as pessoas] como cristãos.
Isto pode levar a uma excessiva provisão das escolas religiosa, argumenta a Associação Humanitária Britânica.
No Censo de 2001, mais de 70% das pessoas se declararam cristãs.
A Federação Pagã iniste que druidas, wiccanos, bruxas e outros pagãos constituem um grupo religioso sério e em crescimento.
Há dez anos atrás 42 muil pessos se declararam pagãs - o sétimo número mais alto de qualquer religião da Grá Bretanha - mas alguns especialistas creem que na verdade sejam 250 mil e isto é significantemente maior agora.
Pagãos não adoram a um único Deus, mas procuram pelo espiritual na natureza.
Algusn grupos se concentram em tradições, práticas ou elementos específicos tais como ecologia, bruxaria, tradiçoes celtas ou certos Deuses.
Wiccanos, druidas, xamãns, ecologistas sagrados, odinistas e pagãos ["heathen" tem um sentido de incivilizado, selvagem, inculto-NT] fazem parte da comunidade pagã.
Fonte: BBC
Nota da casa: Esta controvérsia também foi levantada aqui no Brasil e foi notícia em 2010, como se pode ler no texto "O Censo e as religiões" e em "Religiões se mobilizam para o Censo 2010".

Nenhum comentário: