sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A festa do Janmashtami

Milhões de hindus celebram nesta sexta-feira a festa do nascimento de Krishna, oitavo avatar de Vishnu, com orações e peregrinações principalmente na cidade de Mathura, no norte da Índia, onde a divindade supostamente nasceu.
A festa do Janmashtami lembra o nascimento de Krishna, um sedutor e brincalhão deus pastor, há cinco mil anos nessa cidade, situada cerca de 135 quilômetros ao sul da capital indiana.
Milhares de pessoas se deslocaram até o local para participar das celebrações, que incluem orações e canções nos templos e banhos de seus ídolos com mel e preparados lácteos.
Pirâmides humanas também são feitas para que os fiéis consigam alcançar um pote cheio de coalhada pendurado a vários metros do chão. Quem forma a pirâmide divide entre si um prêmio em dinheiro; o pote é chamado de dahi-handi.
As celebrações terão seu ponto culminante à meia-noite e, pelo menos em Délhi, as autoridades ordenaram um desdobramento policial por questão de precaução.
Krishna, figura fundamental no texto sagrado Bhagavad Gita, é um dos deuses mais populares do panteão hindu, e é habitual encontrar nos templos sua figura tocando uma flauta ao lado de sua amante, Radha.
O deus é considerado um avatar de Vishnu, que junto com Brahma e Shiva faz parte da trindade sagrada do hinduísmo, a religião de cerca de 80% da população da Índia.
Fonte: G1 Mundo

Nenhum comentário: