quinta-feira, 24 de julho de 2014

Declaração do Congresso Europeu de Religiões Étnicas

Nós, os delegados de doze diferentes países em convénio no Congresso Europeu de Religiões Étnicas. em Vilnius, Lituânia, neste dia 9 de Julho de 2014, juntamos as nossas forças para fazer a seguinte declaração:

Nós somos membros de diversas culturas étnicas indígenas europeias que procuram revitalizar e reclamar as nossas tradições espirituais e religiosas ancestrais. Honramos os que existiram antes de nós, que nos deram a nossa vida e a nossa herança. Estamos ligados às terras dos nossos ancestrais, ao solo que tem os seus ossos, às águas das quais eles beberam, às estradas em que eles andaram. E procuramos passar essa herança aos que vierem depois de nós, cujos ancestrais estamos nós a tornar-nos - os nossos filhos, os nossos netos, e as muitas gerações ainda por nascer. Enviamos solidariedade e apoio a todas as outras nações, raças e religiões indígenas que estão também empenhadas em lutar para preservar as suas próprias heranças ancestrais.
As nossas religiões étnicas são o produto da História deste continente; são as expressões vivas, no presente, das nossas tradições e identidades mais antigas. Num tempo em que o mundo está precariamente equilibrado no limite da revolta ambiental e económica, em grande parte como resultado de um individualismo desequilibrado e ganância rampante, as nossas religiões promovem modelos muito diferentes de valores espirituais e sociais: viver em harmonia, equilíbrio e moderação com a Terra; a importância da família e da comunidade cooperante; o respeito e honra para com todas as formas de vida.

Todavia, em muitos países da Europa a prática das nossas religiões está impedida, restringida e por vezes proibida. Apelamos a todos os governos europeus a satisfazer totalmente, e reforçar activamente, as provisões a garantir a liberdade de religião a todos os cidadãos como estipulado nos Tratados da União Europeia, a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e outras convenções similares e acordos, e a abster-se de garantir um tratamento preferencial a algumas religiões sobre outras. Pedimos também que esta igualdade seja reflectida nos sistemas educacionais europeus.

Apelamos a todos os nossos governos que activamente se envolvam na preservação e protecção dos nossos locais sagrados europeus - sejam eles edificações humanas ou espaços naturais. Pedimos além disso que haja acesso livre e aberto a estes sítios por parte dos praticantes das religiões étnicas europeias que procurem usá-los para os propósitos de culto e celebração espiritual. Não procuramos a propriedade ou direitos exclusivos a esses locais - a terra não nos pertence, nós pertencemos à terra.

Opomo-nos ao uso do termo «pagão» por quaisquer grupos políticos extremistas, dado que isso se reflecte negativamente na nossa reputação.

Finalmente, apelamos a todos os Povos e a todas as Nações para que coloquem o bem-estar da Terra - que é, literalmente, a nossa Mãe Viva - acima de todas as outras prioridades.
Enviamos esta mensagem em amizade, amor e respeito.
Andras Corban Arthen (Presidente), Anamanta, Spain/U.S.A.
Ramanė Roma Barauskienė, Lituânia
Martin Brustad, Noruega
Nina Bukala, Werkgroep Hagal, Holanda
Alexander Demoor, Werkgroep Hagal, Bélgica
Valentinas Dilginas, Kuzšei Žemaicĭai, Lituânia
Sören Fisker, Forn Siđr, Dinamarca
Federico Fregni (Board Member), Societas Hesperiana, Itália
Marianna Gorronova, República Checa
Lars Irenessøn (Board Member), Forn Siđr, Dinamarca
Irena Jankutė-Balkūnė (Board Member), Romuva, Lituânia
Runar Kartsen, Forn Sed, Noruega
Daniele Liotta (Board Member), Movimento Tradizionale Romano, Itália
Silvano Lorenzoni, Federazione Pagana Italiana, Itália
Anna Lucarelli, Movimento Tradizionale Romano, Itália
Sachin Nandha, Reino Unido
Zdenek Ordelt, República Checa
Elisabeth Overgaauw, Werkgroep Hagal, Holanda
Eugenijus Paliokas, Šventaragis Romuva, Lituânia
Staško Potrzebowski, Rodzima Wiara, Polónia
Prudence Priest, Romuva, EUA
Marina Psaraki, Y.S.E.E., Grécia
Vlassis G. Rassias, Y.S.E.E., Grécia
Valdas Rutkūnas, Romuva, Lituânia
Ignas Šatkauskas (Board Member), Romuva, Lituânia
Øyvind Siljeholm, Forn Sed, Noruega
Dovile Sirusaitė, Lituânia
Eleonora Stella, Societas Hesperiana, Itália
Inija Trinkūnienė, Romuva, Lituânia
Ram Vaidya, Reino Unido

Fonte: Gladius

Nenhum comentário: