quinta-feira, 17 de julho de 2014

Nag Panchami

Nag Panchami é um festival que ocorre no 15º dia (Panchami) da lua brilhante do mês de Shravan (Julho/Agosto), e onde as pessoas adoram a serpente ou “Nag”. Este dia é conhecido como o festival das serpentes, e é exatamente nesse período em que os buracos onde as cobras habitam se enchem de água da chuva fazendo assim que elas saem para buscar abrigo.

Os hindus visitam os templos que são especialmente dedicados as serpentes, sendo os preferidos os Templos de Shiva (personagem mitológico), pois segundo a filosofia hindu as serpentes são consideradas queridas por ele.
Algumas celebrações realizadas nesse dia:

* Esculpem serpentes utilizando esterco de vaca, colocando do lado de fora, ao lado da porta, como um sinal de boas vindas para o semideus das serpentes.

* Vão até os formigueiros ou cumpinzeiros adorar as serpentes, crendo que elas os habitam. Ou então fazem um espécie de capuz, colocando sobre o formigueiro ou cupinzeiro, feito de Gandha (pigmento aromático), Halad-Kumkum (Tumerique em pó), Chandan (pasta de sândalo), e Keshar (açafrão), colocando num prato de metal e fazendo a adoração.

* As mulheres fazem uma adoração especial para Ananta (a serpente de mil cabeças, onde Vishnu - personagem mitológico - repousa no oceano de leite); a serpente cósmica nos templos.

* Os adoradores de serpente procuram por ocos nas árvores, nas florestas, onde as serpentes possam estar. Quando eles encontram um oco de uma árvore, eles fazem visitas periódicas, colocando leite, bananas, e outros alimentos diante deles, especialmente para agradar as serpentes.

* Escavação da terra está proibida neste dia, porque as serpentes vivem por baixo da terra, assim sendo, ninguém do mundo deve feri-las ou perturbá-las.

* As mulheres fazem desenhos de serpentes nas paredes de suas casas, usando uma mistura de pó preto, esterco de vaca e leite. Então, são oferecidos leite, Ghee (manteiga clarificada), água e arroz doce. Elas crêem que por estas oferendas as serpentes jamais irão picar qualquer membro da família.

* Encantadores de serpentes vão de casa em casa carregando serpentes adormecidas dentro de cestas, pedindo por esmolas e roupas.

* Os altares de muitas casas possuem serpentes de cobre ou prata, que são adoradas com leite e doces, junto com preces da família, pedindo o bem de todos e prosperidade.

O Nag Panchami tem ligação, também, com o passatempo ou Lila de Krishna. Certa feita, quando Krishna ainda era um jovenzinho, ele estava jogando bola na beiro do rio, quando a bola caiu no alto de uma árvore. Então, Krishna subiu na árvore e sacudiu os galhos, e a bola caiu dentro do rio Yamuna. Naquela região, vivia uma serpente macho, chamado Kaliya, e que amedrontava e todos, controlando toda a parte do rio.

De repente, Krishna caiu da árvore dentro da água. Então, a terrível serpente veio para pega-lo. Mas Krishna, prontamente, subiu em cima da cabeça da serpente e pegou-a pelo pescoço. Percebendo a imensa força de Krishna, Kaliya logo viu que ele não se tratava de uma pessoa comum, percebendo que não seria fácil vencê-lo. Sentindo-se perto da morte, a serpente disse para Krishna: “Por favor, não me mate”. Krishna encheu-se de compaixão, fazendo com que a serpente prometesse, que de agora em diante, que não iria mais molestar ninguém. Então, Krishna deixou Kaliya livre no rio novamente.

Fonte: Satyam

Nenhum comentário: