quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Graus, guildas e iniciação - Terceiro Grau

Autora: Deborah Snavely

Publicado na coluna “Raise the Horns”, de Jason Mankey, no Patheos.

Mestre

No sistema de guilda, uma vez que uma comissão de mestres de uma guilda avaliou o trabalho de um pretendente como obra-prima, ele se torna um mestre.

Uma vez reconhecido o mestre, dele se espera que abra seu próprio escritório, empregue assalariados, aceite aprendizes e assim por diante. Sem dúvida, alguns não fazem ou não podem. Uma cidade pode não sustentar mais um ofício, ou o artesão pode não ter fundos ou teve que se mudar. Um mestre novo pode trabalhar na empresa de um mestre ancião, como um assistente de um mestre cuja saúde está precária ou que quer fazer uma peregrinação, ou se aposentar de suas funções. Indiferente de como um mestre chega a encabeçar um ofício, ele é capaz e habilitado para fazê-lo.

O terceiro grau.

O treinamento de todos em qualquer grau começa efetivamente quando o ritual de elevação para o grau está completo. Portanto, Gerald Gardner aprendeu os segredos do Ofício apenas após sua iniciação. Similarmente, uma vez o candidato é trazido ao Segundo ou terceiro grau, segue um período de treinamento, não importando o quanto o candidato possa ser bem preparado. Ao mesmo tempo, todo coven da WTB [Wica Tradicional Britânica] é autônomo, independente e auto-regulamentado. Esta autonomia significa que a bruxa de terceiro grau nova teoricamente desabrocha totalmente formada com o mito e a sabedoria. Na prática, todo líder novato de coven se consulta com seus mentores enquanto tenta colocar os pés no chão.

Uma vez que o ritual de terceiro grau de uma bruxa termina, esta bruxa pode fundar seu próprio coven. Ela pode manter um papel auxiliar no seu coven original. Com a mobilidade populacional e mercado de trabalho flutuante, ela pode ser deslocada para uma região com pouco ou nenhum coven tradicional. Neste caso, toda bruxa pode fundar um coven do esboço, um compromisso de amor por muito tempo. Da mesma forma, ela pode simplesmente trabalhar como bruxa solitária por algum tempo.

No mesmo sentido, uma bruxa pode encabeçar covens tradicionais separados por quilômetros ou encontrar circunstâncias que a coloquem no meio de uma região metropolitana onde tem um coven tradicional em cada esquina. Neste caso ela pode escolher entrar em um coven existente, mesmo um coven mais antigo, uma raridade que ocasionalmente aparece.

Todos os covens wiccanos são conduzidos por uma sacerdotisa de terceiro grau, chamada na WTB de Alta Sacerdotisa e é auxiliada por um sacerdote de sua escolha, geralmente de terceiro grau, chamado de Alto Sacerdote. Da mesma forma que nas guildas e no mestrado, o terceiro grau concede à bruxa o papel de liderança. Por que covens são conduzidos por bruxas de terceiro grau, uma novata no terceiro grau pode se juntar em um coven existente ou sair de seu coven original para formar um novo.

Alguns dos mitos e práticas dos graus mais elevados não são apropriados para bruxas menos experientes. Por essa razão, práticas orais, escritas e ritualísticas são geralmente passadas pelos lideres dos covens ao primeiro, segundo e terceiro grau separadamente, se não individualmente.

Qualquer elder [sacerdote ou sacerdotisa com anos de experiência] pode escolher em compartilhar práticas escritas, orais e ritualísticas com qualquer outro iniciado quando parecer necessário, então um iniciado de primeiro e segundo grau pode ter algum mito ou material geralmente restrito ao terceiro grau.

Conclusão.

Estas são as obrigações da liderança, para garantir a continuidade e a prática segura de nosso Ofício, tal como o mestre em uma guilda que tanto ensina quanto procura por uma prática segura de seu ofício. A Wica não faz proselitismo, entretanto, nossos elders acham que um número considerável de pessoas procuram pela Wica, na esperança de aprender magia, entrar em um coven, trabalhar com encantamentos de amor, ganhar poder, quebrar maldições, adquirir status e assim por diante.

Poucos destes buscadores descobrem que quanto mais aprendem sobre a Wica Tradicional Britânica, maior é a sensação de voltar para casa, de retornar a uma espiritualidade e Deuses que sentia falta. Alguns descobrem que os professores que se adequam a nós são os da Wica, que foi como minha própria jornada no Ofício cresceu, de oportunidades de encontros para minha iniciação, para então partir e fundar meu coven. Uma frase entre nós resume esse progresso: Que os Deuses preservem o Ofício!

Nenhum comentário: