terça-feira, 17 de março de 2015

O arcano do Diabo

Um dos arcanos perturbadores, simplesmente por estar escrito Diabo. Mesmo no Mundo Contemporâneo, a cultura cristã predomina e a figura do Diabo tem sido útil para a Igreja de Cristo.
O Diabo não é ruim, não é o mal, o Diabo é simplesmente nossos instintos, nossa natureza. Se prestarmos bem atenção aos mitos judaico-cristãos, o Diabo é um anjo do Deus Bíblico, criado por Ele. Isso é suficiente para falar de uma divindade esquizofrênica.
O arcano tem três imagens, uma que parece ser o Diabo, como se imaginava sua figura na Idade Média e duas que representam um home e uma mulher, ambos estão nus e presos em uma coleira atada a uma coluna onde o Diabo parece estar reinando. Na mão do Diabo tem um cetro, mas mais significativas são as poses de seus braços.
Olhando com atenção, o Diabo parece muito com Baphomet. A figura é hermafrodita. Seu braço direito aponta para cima e o esquerdo aponta para baixo. A diferença é que Baphomet está sentado em uma pilastra ou coluna, enquanto o Diabo está em pé. Esta pilastra ou coluna representa o mundo.
Este arcano representa nossa prisão às coisas materiais, às nossas paixões, impulsões, instintos. Mas também representa nosso apego aos nossos títulos, riquezas, cargos, projetos e objetivos. O ser humano, seja laico ou religioso, acredita piamente ser escolhido, privilegiado, especial e não se dá conta do quanto é prisioneiro de uma gaiola dourada. O caminho iniciático é aquele que conduz à maestria e à liberdade.

Nenhum comentário: