terça-feira, 14 de abril de 2015

Ensaio sobre o ritual

Nós podemos definir com facilidade o significado de rituais e do rito, basta olharmos algum dicionário. Mas é necessário um esforço maior e uma consulta mais ampla para definir quais são os motivos pelos quais o ser humano construiu estas celebrações e cerimônias direcionadas ao divino.
O ritual mais antigo da humanidade começou quando nossos antepassados começaram a elaborar formas de relembrar e honrar aqueles que partiram. A intenção mais obvia era a de garantir que o finado partisse, para não assombrar os familiares. Estes rituais continham oferendas com diversos itens para o morto usar no pós-vida e eventualmente recebiam outras oferendas a titulo de propiciação.
O apaziguamento dos espíritos dos mortos não eram as únicas preocupações de nossos ancestrais. Outros eventos, como ter boa colheita, boa criação, garantir o ciclo das estações, fundações e partos, demandavam outros tipos de rituais, para entidades especificas.
Seja no campo ou na cidade, nossos antepassados percebiam que a realidade é uma manifestação dos Deuses. A partir dos rituais básicos foram surgindo outras formas de agradecer, propiciar, requisitar ou expiar, todo ato humano estava assim circunscrito em um ato de crença, uma cerimônia, celebração e rito. Esta dimensão religiosa acontecia tanto individualmente, dentro da família, bem como publicamente, dentro de templos ou festas cívicas.
Assim a humanidade cresceu e se desenvolveu com e pela religião. A cidade e a sociedade foram crescendo, se desenvolvendo e ficando mais complexa pela cultura desenvolvida dentro de templos, pela tecnologia e ciência que era descoberta e melhorada pelos sacerdotes.
Ainda que nossas capacidades e entendimento do mundo e da natureza sejam melhores do que a de nossos antepassados, o cientista é como o sacerdote dos tempos antigos. O discurso de um cientista é tão hermético e indecifrável para pessoas comuns quanto o discurso de um sacerdote. Assim como os sacerdotes, o cientista terá que assimilar o conhecimento, terá que utilizar os mesmos conceitos e concepções, terá que executar o mesmo método e procedimento de seus antecessores.
Tudo aquilo que concebemos como cultura humana, seja arte, poesia, musica, teatro, literatura, até mesmo linguagem e política, tornaram-se possível quando a humanidade acreditou que havia algo mais além do que os sentidos conseguem perceber. O próprio sentido do método cientifico surgiu a partir da concepção dos rituais, que é a certeza que determinados procedimentos, quando corretamente executados, haverão de produzir os mesmos resultados.

Nenhum comentário: