sábado, 18 de abril de 2015

Habebimus Papa?

Se no estrangeiro a Comunidade Pagã está em crise, no Brasil não podia ser pior.
Caiu feito bomba a reconversão do Millennium,  autoproclamado sacerdote wiccano, que agora é mais um este... ooops... mais um pastor da IURD.
Que as vertentes neopentecostais fazem uma propaganda pesada, divulgando testemunhos com pastores que foram bruxos e feiticeiros não é novidade, mesmo se incluirmos os farsantes. Se fosse apenas isso, a Comunidade Pagã Brasileira estaria bem. Mas temos que conviver com a vergonha que passamos com certas celebridades pagãs.
Nosso país é conhecido como Casa de Mãe Joana, a Comunidade Pagã Brasileira espelha essa cultura. Neste blog eu escrevi o "Editorial de Esclarecimento" para alertar a Comunidade Pagã da incongruência do Conselho de Bruxaria Tradicional. Também tivemos o desplante autoritário, presunçoso e arrogante da instauração da Igreja Brasileira de Wicca e Bruxaria. Faíscas foram lançadas contra a União Wicca do Brasil. A ordenação de Claudiney Prieto por Z. Budapest acabou provocando reações no meio diânico americano. A cereja no bolo foi o anúncio da ascenção de Claudiney Prieto ao 3° na Tradição Gardneriana.
Eu recomendo a leitura do texto "O inicio da pratica da Wicca no Brasil" [de Janluis Duarte] para entender esse angu de caroço. Em diversas ocasiões eu escrevi sobre essa celebridade do meio pagão brasileiro. Durante meu treinamento eu removi muitos textos, pois a luta estava me consumindo. Não obstante, uma breve consulta ao oráculo virtual irá mostrar ao dileto e eventual leitor como praticamente se formou um culto à personalidade em torno deste sacerdote. Não é difícil perceber, nos textos de autoria dele, como se misturam princípios de dianismo, feri, reclaiming e outras tradições do Paganismo Moderno. A ordenação dele em uma vertente radical de dianismo é mais um sinal de que ele não tem as mais nobres intenções.
Agora que Claudiney Prieto recebeu o 3° na Tradição Gardneriana, ele está em uma posição privilegiada, praticamente sem ter quem possa contestar seus atos e declarações. Como estudante dedicado da Wicca Tradicional, não há coisa alguma que eu possa fazer. Não existe autoridade central na Wicca. Altos sacerdotes de 3° são autônomos.
Entretanto, existe um precedente. A Tradição Proteana teve seu reconhecimento e linhagem revogados por terem alterado a ortopraxia.
Para este escritor que vos escreve, pouco ou nada muda. Eu sinceramente espero que isto seja o início de uma linhagem autêntica vinculada à Wicca Tradicional. Minha péssima reputação não permitiu que eu ficasse em grupos, fóruns ou covens, isso não irá mudar, então não tenho coisa alguma a perder.

Nenhum comentário: