sexta-feira, 10 de abril de 2015

Levantando os Véus

E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação;
E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a, maravilhei-me com grande admiração. [Apocalipse 17:3-6]
O Apocalipse é um texto esotérico e ocultista, mas configura como texto sagrado no cânon cristão. Outros textos, os chamados de apócrifos, nos dão uma pista do quanto o Cristianismo era fracionado, múltiplo e diverso, até que um determinado grupo associou-se com o Império Romano, consolidando assim as fundações da Igreja Católica.
O gênio e mago Aleister Crowley deu outra abordagem para a Grande Meretriz e a chamou de Babalon. Entretanto, Crowley não fez nenhuma inovação, o conceito de prostituição sagrada está presente nas religiões antigas e nas religiões de mistério. Crowley foi o percursor de diversas ordens secretas, místicas e esotéricas que desafiaram a mentalidade puritana e vitoriana de sua época. Suas concepções e práticas sobre magia sexual foram cruciais para o Paganismo Moderno. Sem o conceito de que o corpo, o prazer, o desejo e o sexo são ferramentas para o caminho espiritual, não teríamos o sagrado feminino, não teríamos o Hiero Gamos, não teríamos o Grande Ritual.
A Comunidade Pagã em muitos países tornou-se uma alternativa para o público LGBT. Entretanto ainda existe segregação, existem grupos que excluem transgêneros, existem grupos que excluem o sagrado masculino, existem grupos que excluem rituais heterossexuais. A exigência do neófito ter no mínimo 18 anos para começar o treinamento é a cereja desse bolo que ainda reflete o recalque sexual do ocidente cristão.
A hagiologia cristã reflete a doutrina de que o corpo, o desejo, o prazer, o amor e o sexo são as causas do pecado. Os santos estão pudicamente vestidos por que a nudez é a porta do pecado. O corpo não pode ser exposto, mas a violência sim, as estátuas expõem com orgulho a forma como os santos foram martirizados, por isso que existe essa cultura do ódio.
Morrer por um ideal, derramar o sangue por uma causa, ganhou importância heroica, altruísta, carregado de honra e nobreza. Os santos cristãos morreram não por heroísmo, por honra, por virtude, por um bem maior, aceitaram a ordália simplesmente por que a vida neste mundo não lhes interessava.
O que chama a atenção é a contradição. Como a Mulher de Escarlate, a Grande Meretriz, pode beber o sangue dos santos, se ela é a Mãe das Abominações? Babalon é descrita com uma veste que remete aos hábitos dos sacerdotes, dos nobres, dos reis. Ela foi condenada por um único ato, que foi sentar em um dragão, que representa os poderes profanos do mundo terreno. Ela foi condenada por que suas roupas não ocultam seu corpo e por ter copulado com o dragão. Ainda assim, cabe a ela beber do cálice transbordante do sangue dos santos. Então ela é mais do que santa, ela é divina.
Quanta blasfêmia e heresia pode conter um corpo nu! Quanta blasfêmia, heresia e sacrilégio é apontar Babalon como Deusa! O coro dos marcados pela cruz, clamando ao Senhor, por que no Paraíso Cristão, estéril e asséptico, essa mulher ousa expor seu corpo e copular! Que bela e tremenda revolução que é ver que a Grande Meretriz é Santa por que é Prostituta! O quanto Babalon escarnece dos falsos moralistas, dos puritanos e dos recalcados!
Sua risada debocha até dos pagãos que adoram uma Deusa que mais parece uma imagem da Virgem Maria, desprovida de Consorte, desprovida de sua sensualidade, de sua feminilidade, de sua sexualidade!
O profeta do profano desafia o rebanho das ovelhas desta nova ecclesia: Onde está tua liberdade, se não estão nus em vossos rituais? Como podeis entrar no círculo se não conheceis a Polaridade Sagrada? Como podeis celebrar os mistérios se não há o Hiero Gamos, o Grande Ritual? Como podereis atravessar os véus se não adorais o Mestre do Sabat?
Dentre os loucos e profetas, ele foi o mais maldito, o mais perseguido, o mais renegado. Ele, que foi expulso até dentre aqueles que dizem serem indomados, que sempre foi expulso até dentre aqueles que dizem serem includentes. Diante daqueles que presunçosamente dizem ser legítimos iniciados, que prepotentemente arrogam a si autoridade, a ele será levantado os véus e será concedido entrar no arrebatamento infinito.

Nenhum comentário: