sexta-feira, 24 de abril de 2015

O arcano do sol

Este é o astro rei, cujo poder e calor influenciam nossa vida, desde o nascimento, crescimento e morte. Sua presença é necessária para que tenhamos boa colheita e gado saudável. Sua ausência causa o frio e a morte. Ele domina a formação de nuvens e de ventos.
O arcano mostra o sol em seu zênite, cercado por figuras semelhantes a gotas, tal como no arcano da lua. Embora o domínio da lua seja a água e o espírito, ela é um reflexo, empresta luz e poder do sol. O sol é o senhor da vida, da morte e do renascimento.
Abaixo do sol tem duas figuras, aparentemente jovens, com trajes de banho, divertindo—se distraidamente em um rio ou lago. A postura simboliza a estação do verão, quando o sol exerce plenamente seu reinado. O comportamento humano não incomoda o sol, afinal, ele é o astro rei, coisas mundanas não o afligem.
Os jovens nus demonstra a importância de nos desapegarmos de coisas triviais, a nudez é um sinal de nossa liberdade. O caminho iniciático não possui dogmas, doutrinas, hierarquias, todo aquele que alcança a Iluminação, que somente nos pode ser dada pelo sol, torna-se um igual entre irmãos.

Nenhum comentário: