quinta-feira, 14 de maio de 2015

Feitiçaria, práticas mágicas e vida cotidiana

Ao qualificar o Brasil setecentista como úbere terreno para diamantes e impiedades, o romancista José Saramago mostrou aguda percepção histórica. Principal porção do império colonial português no século XVIII, o Brasil alimentou simultaneamente os desvarios megalômanos de D João V e as fogueiras inquisitoriais. Apesar disso, o estigma da colônia como produtora e perpetuadora de impiedades foi suficientemente forte para, dois séculos depois, aflorar na frase do escritor português.
Diamantes e impiedades caminhavam juntos. Ambos brotavam, abundantes, das terras coloniais, engastando-se um no outro como dois polos opostos e complementares. Cristãos novos, sodomitas, hereges calvinistas, feiticeiros, magos, adivinhos só poderiam ser compreendidos no contexto em que atuavam: o universo colonial com toda sua complexidade, o dia-a-dia dos colonos com suas aspirações variadas, ora nobres e legitimas, ora medíocres, mesquinhas.
Qualquer estudo sobre o tema [feitiçaria e bruxaria] se debate com múltiplos contextos e heranças culturais, chegando-se por vezes a contornar a questão através do resgate da sempre cômoda matriz indo-europeia. Júlio Caro Baroja distingue dois tipos de magia maléfica: os encantos e sortilégios, que supõem práticas individuais e a bruxaria propriamente dita, de características coletivas e associadas a verdadeiro culto. Norman Cohn adota a mesma posição: a bruxaria é coletiva, a magia é individual. Entretanto, preocupa-se também em distinguir feitiçaria [técnica que induz ao mal] de bruxaria [onde a pessoa é fonte do mal]. Gustav Henningsen diferencia minuciosamente bruxomania e bruxaria. A primeira é coletiva, possui superestrutura mitológica abundante e sistemática, define-se pelo pacto, não possui nenhuma função reguladora e conservadora da sociedade e, portanto, não pode ser estudada pela antropologia. A segunda é individual, tem superestrutura mitológica deficiente e assistemática, não se define pelo pacto, possui função reguladora e conservadora da sociedade, beneficiando-se das abordagens antropológicas.
Mais do que destrinchar as filiações das praticas magicas coloniais, interessa-me detectar o modo pelo qual se combinaram e em função de que contexto.
Nos primeiros momentos, ainda no século XVI, feitiçaria e praticas magicas mostram sua filiação cultural de forma quase transparente. Nelas, resgatam-se com facilidade os traços europeus, indígenas, mas raramente os africanos. Conforme avança o período, os traços se esfumaçam, se interpenetram e começa a surgir um só corpo de crenças sincréticas. É quando surgem formas especificamente coloniais, diversas de todas as outras.
Fonte: O Diabo e a Terra de Santa Cruz – Laura de Mello e Souza, pg. 153 – 156.

Nenhum comentário: