sexta-feira, 22 de maio de 2015

O mendigo espiritual e o trabalho com espíritos

Eu tenho pensando por algum tempo o que expressões como "eu trabalho com espírito fulano de tal" e "quando eu perguntei ao espírito fulano de tal para me dar uma oportunidade de trabalho eu sei o que significa realmente. O que está verdadeiramente em jogo ao pedir favores dos espíritos e de trabalhar com os espíritos?".
Quando você se encontra em uma das encruzilhadas da vida procurando o palácio de oportunidades e recorre à magia ou à convocação para se mover suavemente através do vale da tribulação para ganhar as portas abertas, o que está acontecendo neste exato momento em que você se aproxima de espíritos estranhos e lhes pede favores?
Eu tenho me intrigado há algum tempo com o mistério da mendicância, o que se passa nas tavernas baratas da vida e com os mendigos. Há duas coisas que, em intervalos aleatórios, mostra-se como um assunto único e interessante que talvez nós raramente prestamos atenção porque o mendigo é apenas algo fugaz e de passagem, que muitos pagam para se livrar - ou pagam para ajudar. Um fator é a bênção.
A bênção vem sempre se você dá um pouco mais do que o esperado. Podemos imaginar o que está acontecendo aqui: você dá algum dinheiro, uma quantidade que não fere seu estado financeiro ou não é um sacrifício de qualquer forma - em troca de receber uma bênção. Quem é essa pessoa que está abençoando você? O que está acontecendo aqui?
O outro fenômeno é previsões e profecia. Tenho inúmeras experiências com este, que vão desde os ciganos pegando a minha mão depois de lhes dar todo meu dinheiro e tomando minha mão e prevendo eventos que vão acontecer na semana até mendigos recebendo algum dinheiro, ir embora, parando, para voltar e me dizer uma frase ou duas de algo que eles sentiram que tinham a dizer e, em seguida, seguindo, como se a epifania que me deram fosse nada.
Eu vejo nossas relações com o espírito como uma imitação de qualquer outro tipo de relacionamento, seja com plantas animais ou com outros seres humanos. Trata-se de afinidade, de proximidade, de tempo, de dedicação e de trabalhar tanto quanto se fosse de afinidade e laços imediatos forjados em um momento de reconhecimento mútuo, atração e amor.
Trabalhar com um espírito é trabalhar em uma ligação, uma atração e as regras são bastante semelhantes às regras na construção de qualquer outra forma de relacionamento - com uma exceção bastante desconcertante - um espírito (um ser com um corpo imaterial e um espírito não preso a um túmulo) existe em um estado de justiça celestial perpétua. Com isso, quero dizer, a lei e a moral que liga a justiça materiais têm pouca influência sobre o que não é material, então, no domínio da justiça, encontramos um cenário que é diferente de como o concebemos em premissas materiais.
Eu fico pensando se esse paradoxo é resolvido pela presença e atividade dos mendigos, estas pessoas que dão bênçãos quando favores são dados. De alguma forma, quando nos aproximamos de um espírito para pedir favores, nós não estamos começando uma forma de mendicância espiritual? Mas uma vez que aqui mudamos para um campo onde se encontram a matéria e espírito, o equilíbrio e a relação é um pouco diferente.
Se seguirmos a ideia de aplacar um espírito com favores, como se fôssemos mendigos, nos colocamos em uma aceitação da necessidade, mas também a encarnação de bênção.
Se dermos um passo atrás e permitirmos que estas ideias fluam e tomem forma e figura, vemos que a necessidade, a bênção e a aceitação proporcionam o campo que nós conhecemos como sorte, porque o que é este encontro entre mendigos, espíritos e os homens, onde o dinheiro e bênçãos são negociados?
A sorte é a oportunidade abrindo quando estamos no lugar certo para vê-lo. Se nós podemos seguir em frente e aproveitar ou abraçar a sorte é uma questão de consciência e habilidade.
Fonte: Starry Cave.
Autor: Nicholaj Frisvold.

Nenhum comentário: