domingo, 21 de junho de 2015

Apontamentos sobre o solstício

Em diversos povos o solstício foi e é comemorado, embora marcando estações diferentes, conforme o hemisfério. Algo que deixa muito pagão moderno de cabeça para baixo, pois nós vivenciamos uma espiritualidade voltada aos ciclos da natureza e na observação das estações. Enquanto um pagão moderno no hemisfério norte comemora o solstício de verão, o pagão moderno no hemisfério sul comemora o solstício de inverno. 

Em termos científicos, é a terra quem se move em torno do sol, seguindo uma órbita, ora mais próxima, ora mais longe do sol. Cada uma dessas posições extremas é chamada de solstício. A órbita da terra é elíptica, então as posições de distância equivalente são chamadas de equinócios. 

O sol, por sua vez, tem seu movimento dentro da Via Láctea, a galáxia onde fica nosso sistema solar e a galáxia é um fenômeno astronômico composto de diversos sóis e planetas que giram em espiral. O curioso, interessado e simpatizante deve achar estranho que o pagão moderno fale de corpos celestes quando nossa espiritualidade está ligada com a natureza. Natureza não se limita às coisas naturais deste mundo [se me permitem a redundância], mas também aquilo que está fora deste mundo, como o sol, a lua, as estrelas. Mas como eu escrevi no texto “Nada de novo sob o sol”, o assunto fica quente [se me permitem a péssima piada] quando nos referimos aos Deuses ou Deusas associados ao sol. 

O aparente conflito é desbaratado quando consideramos que o Deus ou Deusa, ainda que porte os mesmos atributos e símbolos de outro Deus ou Deusa, eles estão ligados a uma determinada localidade e possuem vínculos com uma determinada etnia. 

Considerando que o divino e a percepção deste dependem da localidade e da cultura de um povo, torna-se evidente que a percepção e o significado do solstício dependem do hemisfério aonde a efeméride será observada e comemorada. Ao norte, a comemoração será pelo ápice do verão e chegada do outono; ao sul, a comemoração será pelo ápice do inverno e chegada da primavera.

Em qualquer caso, festejemos o solstício do sol.

Nenhum comentário: