sábado, 19 de setembro de 2015

Carta para a Mariana

Mariana, hoje é um dia especial por dois motivos. Hoje é o seu aniversário, hoje você completa seis anos. Seis anos que você trouxe alegria para seus pais e seus tios. Você veio como um presente, uma benção, a poucos dias de outra data especial.

Você nasceu quase no mesmo dia em que diversos povos comemoram o Equinócio, no hemisfério sul é a chegada da Primavera, no hemisfério norte é a chegada do Outono. No entanto o Equinócio não ocorre a cada ano no mesmo dia de setembro, a chegada da primavera varia entre o dia 18 e o dia 22 de setembro. Tudo depende do movimento da Terra em torno do Sol.

A primavera é comemorada por pessoas que acreditam na sacralidade da natureza e das estações do ano, assim como seu tio.

No hemisfério norte a primavera acontece em abril, quando nós comemoramos a Páscoa. A origem dessa celebração remonta a crenças antigas que hoje são descritas como Paganismo. Em países de língua inglesa, a Páscoa é chamada de Easter, palavra que tem sua raiz em Eostre, o nome de uma Deusa adorada pelos antigos povos europeus.

No hemisfério sul a primavera acontece em setembro, quando comemoramos a florada da primavera. Como somos um país de origem e língua latina, a Deusa Flora está associada com esta estação.
Países de língua inglesa chamam esta estação de Spring que significa “brotar”. Nós chamamos de primavera por que nossa língua se originou do latim, assim “primavera” vem de “primo vere”, sendo “veris” o nome do “bom tempo”, a estação da floração e da frutificação.

A primavera é uma estação que antecipa o verão. Cheia de flores, colorido, alegria e amor. Assim como você, Mariana. Você foi a flor que chegou para alegrar seus pais e seus tios. Você traz colorido, alegria e amor todos os dias para nós. Parabéns, Mariana!

Nenhum comentário: