sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Os gêmeos na mitologia

Os Dióscoros são os gêmeos mais conhecidos da mitologia, suas características são parecidas com os Couretes, Cabiros e os Coribantes.
Nas religiões afro-brasileiras, os santos Cosme e Damião são bem parecidos com Castor e Pólux. Nós podemos citar também Rômulo e Remo, os míticos fundadores de Roma. Nós também podemos citar Qayn e Habel, se considerarmos suas origens politeístas hebraicas e os mitos da Tradição de Tubal Cain.
Os gêmeos aparecem nas mitologias de muitas culturas no mundo. Em algumas eles são vistos como perniciosos e em outras eles são vistos como auspiciosos. Os gêmeos são frequentemente mitificados como metades de um todo, compartilhando um vinculo mais profundo do que o parentesco. No entanto, eles não devem ser confundidos com o hermafrodita ou como resultado da divisão do divino andrógino. Os gêmeos podem representar o outro aspecto do “Eu”, como um duplo ou uma sombra. Os gêmeos encenam diversos papéis, alguns são complementares, outros são antagônicos.
Os mitos que falam dos gêmeos são tão diversos quanto as culturas humanas. Os gêmeos podem representar a natureza dualística do universo. Alguns gêmeos são fruto da união de um mortal com um Deus ou Deusa. Em alguns mitos, os gêmeos estão predestinados a cumprirem uma missão sagrada, ora em favor, ora contra seu divino progenitor. Quando os gêmeos são antagonistas, os mitos refletem esse padrão de forças morais conflitantes.
Os gêmeos possuem poderes especiais e um vínculo misterioso. Em alguns mitos, os gêmeos são companheiros de uma jornada que geralmente visa beneficiar a família, ou a comunidade que os criou, quando não visam o bem de toda a humanidade. Quando um dos gêmeos morre ou é sacrificado, este se torna um psicopompo para as almas dos seres humanos e o outro se torna um sacerdote, ressaltando a importância do culto aos mortos e aos ancestrais.
Os gêmeos têm algumas características em comum: eles são filhos do Deus do Céu, eles são irmãos da Dama do Sol, eles estão associados com cavalos, eles têm dupla paternidade, eles são salvadores no mar, eles têm natureza astral, eles são curandeiros mágicos, eles são guerreiros e providenciam ajuda divina na batalha, eles são divindades da fertilidade, eles estão associados com cisnes, eles são dançarinos divinos, eles estão próximos da humanidade, eles protegem os juramentos, eles são auxiliadores em partos e eles são fundadores de cidades.
Texto composto com a ajuda do Wikipédia.

Nenhum comentário: