sábado, 6 de fevereiro de 2016

Mitologia vasca

Nas lendas do povo basco a terra, Ama-Lurra, é a deidade principal. A terra aparece como portadora de todos os seres vivos, que possui a sua própria força vital que criou o nosso ambiente natural. É a que torna possível a existência de animais e plantas, que dá aos seres humanos o alimento e o lugar para viver. A terra é um grande recipiente, um receptáculo ilimitado, onde as almas dos mortos  e a maioria dos personagens mitológicos vivem.

A crença em Ama-Lurra é muito antiga no povo Vasco, é anterior à invasão dos povos indo-europeus. Uma vez que estas culturas que vieram do leste para a velha Europa introduziram a crença nas divindades celestiais.

De acordo com as lendas, no interior da terra existem tesouros incríveis que, embora os seres humanos persistem em encontrá-los e aproveitá-los, sempre se tornam inacessíveis.

É um costume profundamente enraizado deixar oferendas para Ama-Lurra, a Mãe Terra, nas cavernas e abismos, que são as portas para o interior da terra.

A Deusa Mari é a personificação de toda a natureza e, por sua vez, é a divindade superior que domina todos os personagens mitológicos. Ela tem uma relação especial com a terra e de acordo com as crenças antigas é a personificação de Ama-Lurra. Na verdade, sua casa e abrigo está dentro da Terra, uma vez que faz o seu aparecimento de grutas e abismos. Mari pode ser uma das deusas tectônica das culturas matriarcais da velha Europa, anterior aos deuses celestiais que trouxeram as culturas celtas de origem indo-européia.

Antigas lendas nos dizem que o sol e a lua são filhos de Ama-Lurra. Portanto, todos os dias saem do útero de sua mãe, e, depois de fazerem sua jornada diária, terminam nele.

Eguzki ou Eguzki Amandre, o Sol, tem especial relevância entre as divindades vascas. É o que nos dá luz e calor, em suas mãos estão as boas e más colheitas. Ele também tem uma grande influência sobre os espíritos e gênios malignos, uma vez que a presença do sol faz com que se retirem para sua casa, no interior da terra. Quando a luz solar alcançam certos gênios, eles perdem seus poderes.

É um costume muito arraigado colocar um Eguzkilore (flor do sol), na porta das aldeias, para espantar os espíritos e gênios malignos.

Em algumas lendas do sol é o olho de Deus.

Ilargi ou Ilargi Amandre, a Lua, também é uma importante Deusa vasca. O sol aparece como Olho de Deus, a lua é o Rosto de Deus. A lua brilha sobre os espíritos dos mortos. Segundo alguns linguistas, a palavra 'Ilargi" significa "luz dos mortos''.

O culto da Deusa da lua, Ilargi, deve estar firmemente enraizada no povo Vasco uma vez que a sexta-feira é dedicado a ela: "ostiral". Uma variante para nomear a lua é 'Irargi ", onde você pode ver a raiz "ira". Sexta-feira é um dia especial na semana vasca: o dia em que bruxas e bruxos se reúnem. Nas sextas-feiras também foram proibidos determinadas atividades: começam a realizar trabalhos importantes, levar o rebanho para a montanha, trazer mel de colmeias, etc.

Segundo historiadores a cultura vasca foi essencialmente matriarcal e, até certo ponto, assim tem sido até recentemente. Pelo que podemos ver, a importância das divindades femininas mencionadas até agora confirma este fato.

Ortzi ou Ostri, em Vasco, é o paraíso ou o céu que vemos acima das nuvens; onde o sol, a lua e as estrelas estão localizadas. Uma variante dessa palavra foi usada para nomear Deus no século XII: Urtzi.

Para Barandiaran é possivel que antigamente o povo Vasco adorava ao Deus do céu, semelhante a Thor, o Deus escandinavo. Possivelmente esse culto foi trazido pelos Celtas que invadiram esta terra entre 1000 e 500 A.C.

Examinando cuidadosamente as divindades descritas, se explica a antiga cosmologia do povo Vasco. No centro de tudo isso está a Terra, a base de toda a existência e da vida natural, e em torno dela está o Sol (Eguzki Amandrea), a Lua (Ilargi Amandrea) e o Céu (Urtzia). Todos os dias as Deusas Eguzki Amandrea e Ilargi Amandrea saem de dentro do ventre de Ama-Lurra e percorrem seu caminho por Urtzia, para voltar ao útero, Ama-Lurra. Mari era a deusa da natureza e todos os fenômenos naturais. Portanto os Vascos antigos adoravam tudo diante deles: a terra, a natureza, o sol, a lua e o céu.

Conta-se em uma antiga lenda que, no início da vida, a escuridão invadia a terra. Dada esta miséria, os seres humanos foram pedir a Ama-Lurra para ajudá-los a afastar os maus espíritos e divindades que estavam escondidos na escuridão. Ama-Lurra aceitou a demanda e criou uma de suas filhas, Ilargi Amandrea (a lua).

Os seres humanos agradeceram a sua luz, mas não foi o suficiente. Mais uma vez, eles pediram a Ama-Lurra para lhes dar algo mais para iluminar e superar a escuridão. Então, Ama-Lurra criou sua outra filha, Eguzkia Amandrea; e assim ele nasceu do dia.

Os habitantes da terra poderia viver em paz durante o dia, sem medo de espíritos malignos, sob a luz do sol. Mas quando a noite caiu, veio o medo. Então eles voltaram para Ama-Lurra para pedir algum tipo de proteção contra o mal em noites escuras. Então, Ama-Lurra deu-lhes um recurso: Eguzkilore. Ela lhes disse que colocassem o Eguzkilore na porta de suas casas para se protegerem das divindades malignas da noite e não saírem após o anoitecer de suas casas.

Daí em diante, eles seguiram o conselho de Ama-Lurra e não tiveram que sofrer a ameaça do mal.

Original: Amaroa

Traduzido com a ajuda do Google Tradutor.

Nenhum comentário: